Pesquisar neste blogue

Museu de Filatelia de Portugal

Neste blog apresentamos um conjunto de coleções sobretudo de caráter filatélico de diferentes colecionadores, com o intuito de divulgar e promover o colecionismo.

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Franquias Mecânicas de localidades Algarvias - com publicidade (Coleção de Sérgio Pedro)







Os CTT permitiram a personalização das mensagens pelas empresas através do Serviço de Máquinas de Franquiar, uma modalidade de pagamento que consistia na impressão direta no objeto postal (ou em tira de papel) do valor da franquia e de eventuais serviços especiais.

Esta personalização era feita das seguintes formas, de acordo com as fontes:

Uso do espaço de obliteração: Antes da utilização generalizada do computador, o serviço permitia que o cliente utilizasse parte da obliteração para publicitar o seu serviço.

Inclusão de Logótipos: As empresas podiam inserir a sua identidade visual diretamente na franquia. Exemplos incluem a empresa de madeiras Carmo & Braz Lda., a Rodoviária Nacional e a Segurança Social.

Mensagens e Slogans Publicitários: As fontes demonstram que as entidades utilizavam frases específicas para comunicar com o público, tais como:

    ◦ Promoção de serviços: O Hotel Eva utilizava a frase "Prefira férias de inverno no nosso hotel * * * Faro o melhor local no inverno".

    ◦ Mensagens institucionais ou sociais: O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria do Algarve incluía a frase "Por um sindicato democrático ao serviço dos trabalhadores", enquanto a Segurança Social utilizava "Todos Precisamos de Todos".

    ◦ Promoção turística local: O Município de Albufeira personalizava as suas franquias com a frase "Faça férias em Albufeira".

    ◦ Slogans corporativos: A ANA - Aeroportos de Portugal utilizava "Desenvolvemos e criamos aeroportos para o Séc. XXI" e a Farauto usava "Ao serviço de todos" para assinalar os seus 25 anos de laboração.

Elementos Gráficos Adicionais: Algumas empresas incluíam outros detalhes visuais, como o Hotel Vicking, que incorporava quatro estrelas no seu logótipo impresso pela máquina de franquiar.

Este sistema era especialmente utilizado por empresas e instituições públicas e privadas para garantir que a sua correspondência circulasse com uma marca distintiva da sua atividade ou localidade

Sem comentários:

Enviar um comentário