sábado, 8 de outubro de 2022

Correspondência com Vinhetas (coleção de Adelino Caravela)

 




No estudo de uma peça circulada, são normalmente analisados os elementos filatélicos que a compõem, não sendo considerados quaisquer outros aplicados por opção do remetente.

As vinhetas são elementos não filatélicos adicionais, que raramente aparecem na correspondência e que de alguma forma lhe dão outro aspecto, pela beleza e colorido que muitas delas transmitem.

A vinheta pode ser, com ou sem denteado, idêntica ao selo, embora sem poder de franquia, contudo, poderá ter formas e objectivos diversos.

Emitidas por entidades públicas ou privadas, destinam-se a fins de beneficência, angariação de fundos, propaganda e outros, sendo aplicadas no exterior da correspondência remetida por estas entidades ou por particulares.

Em Portugal, é de 1907* a primeira regulamentação referente a vinhetas, que em 1934* passaram a carecer de autorização, para serem aplicadas na correspondência a expedir (assinaladas as que a tiveram), embora muitas tivessem circulado sem essa autorização e com a condescendência dos Correios.

A coleção apresentada neste quadro refere-se exclusivamente às vinhetas da Assistência Nacional aos Tuberculosos.



Sem comentários:

Enviar um comentário