segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Medalhas de Alexandrino Rodrigues de Passos e outros documentos relacionados com a 1.ª Guerra Mundial (Coleção de José Belchior)

ALEXANDRINO RODRIGUES DE PASSOS,

JUIZ DE PAZ EM SÃO BRÁS DE ALPORTEL, SUA TERRA NATAL ,

PARTICIPOU NA PRIMEIRA GRANDE GUERRA MUNDIAL COMO TENENTE CIRURGIÃO DENTISTA MELICIANO.

 

Incorporado no Exército Português foi conduzido à frente de combate no Norte de Moçambique, Distrito de Cabo Delgado, onde Portugal se confrontou com o exército alemão sedeado na vizinha colónia conhecida por África Oriental Alemã, atual Tanzânia.

Expoêm-se as medalhas recebidas por este militar são-brasense colocadas sobre imagens do texto “SÃO BRÁS DE ALPORTEL E AS GUERRAS”. Exibe-se cópia do seu diploma de Juiz de Paz assinado pelo Presidente da República, Dr. Manuel de Arriaga.

Juntam- se à coleção de postais ilustrados do CEP (Corpo Expedicionário Português) na Flandres, outros, da 2.ª década do século XX. Algumas fotografias foram tiradas em Mocimboa da Praia e outra mostra O Dr. Alexandrino R. Passos,  no seu consultório em Olhão, onde na parede se vê um retrato do seu pai,João Manoel Rodrigues de Passos, notável comerciante com a sua loja “Progresso” e autor do Almanach de S. Braz d`Alportel de 1893 e 1894.







Sem comentários:

Enviar um comentário