A Índia portuguesa foi a única colónia a ser autorizada em 1869 pelo Rei D. Luís a imprimir os seus próprios selos na Gráfica de Goa. Esta decisão foi aparentemente tomada porque a Índia britânica possui selos postais desde 1854, pela proximidade geográfica, e pela relevante atividade comercial entre os dois territórios.
Por terem sido impressos localmente com métodos rudimentares, são conhecidos como selos “nativos” e foram colocados em circulação em 1 de outubro de 1871.
Luís e Dr. Eduardo Moreira Barreiros, irmãos gémeos, nasceram em Cabinda, Angola, em 1953 e viveram na juventude nas colónias ultramarinas de Timor, Cabo Verde e Angola. A Índia portuguesa também foi visitada.
Médico Doutor em Medicina pela Universidade Clássica de Lisboa em 1978. Pós-graduação em Endocrinologia e Neuroendocrinologia em 1990, lecionando na mesma Faculdade de Medicina tanto para estudantes de licenciatura como para endocrinologistas.
Eles começaram a colecionar selos aos doze anos. O primeiro interesse sério começou aos vinte anos com a recolha de aerogramas militares durante a Guerra Colonial 1961-1974. Em 2005 foi publicado o livro intitulado “História do Serviço Postal Militar”/”História do Serviço Postal Militar Português 1961-1974” galardoado em 2006, nos EUA, com o prémio Lewandowsky da United Postal Stationery Society para o melhor livro.
Nos anos seguintes, surgiram muitos outros interesses filatélicos, como as coleções do período pré-selo de Portugal e das suas colónias, a Primeira Guerra Mundial, as relações postais Portugal-Reino Unido e a história postal da Índia portuguesa, e as primeiras emissões galardoadas com grandes quantidades de ouro FIP medalhas.
Os autores são editores do Boletim do Clube Filatélico de Portugal desde 2017 e publicaram cinquenta artigos em diversas revistas de Portugal, França, Reino Unido e EUA.
Fellows da Royal Philatelic Society Londres, Sociedade Filatélica Portuguesa (Reino Unido), Sociedade Internacional Filatelia Portuguesa (EUA), India Study Circle (Reino Unido), Sociedade de História Postal Militar (EUA), Association Internationale des Journalistes Philateliques AIJP (Alemanha) Académie Européenne de Filatélia (França).
Agraciado com “Ordem de Mérito” pela Federação Filatélica Portuguesa.
Sem comentários:
Enviar um comentário